Sistemas solares

Como funciona?

Geração de energia

O painel solar reage com a luz do Sol e produz energia elétrica (energia fotovoltaica). Os painéis solares são conectados a um inversor solar.

Conversão de energia

Um inversor solar converte a energia solar dos seus painéis fotovoltaicos (corrente contínua) em energia elétrica que você consome em casa, comércio, indústria, agronegócio (corrente alternada). É o coração do sistema.

Uso de energia

A energia convertida no inversor vai para o quadro de luz (antes do contador) e distribuindo para os pontos de consumo, assim a energia consumida é gerada pelo seu sistema e o excedente é devolvido à rede (distribuidora), gerando créditos de energia kWh.

Recuperação de créditos

Conforme resolução da ANEEL os créditos gerados poderão ser utilizados durante 5 anos ou em outra unidade consumidora (casa de familiares, empresas, filiais, etc) desde que seja a mesma distribuidora e o mesmo contribuinte fiscal (CPF ou CNPJ).

Vistoria

Após a vistoria da instalação a distribuidora deverá trocar o contador existente por um contador bidirecional, que registra os kWh consumidos e injetados na rede, sem custos para o cliente final.

Tipos de sistemas solares

On-grid

Sistemas conectados à rede onde a geração de energia fotovoltaica é utilizada no edifício e seu excedente é injetado na rede gerando crédito de kWh. Conforme regulamento ANEEL estes créditos podem ser utilizados em até 5 anos ou em outra Unidade Consumidora (UC) se for do mesmo CPF ou CNPJ da unidade geradora e ainda da mesma distribuidora.

Off-grid

Ou sistemas isolados, são unidades geradoras da energia providas de baterias para armazenar a energia durante o dia podendo ser utilizada a noite ou em dias de chuva. Muito utilizado em zonas rurais para serem abastecidas de energia quando não abastecidas por distribuidoras.

Híbrido

São abrangidos por duas unidades geradoras. Nossa solução permite que o sistema on-grid gere energia e injete na rede, porém se faltar energia, automaticamente entra em serviço o sistema off-grid com baterias, garantindo o fornecimento contínuo de energia à Unidade Consumidora, sem injetar na rede. Utilizado em clínicas ou em locais onde são comuns falhas no abastecimento de energia.

Bombeamento solar

Consiste na geração de energia através das placas fotovoltaicas sendo convertida para tensão de serviço da bomba via controlador. Neste sistema a operação da bomba é de cerca de 6 horas por dia e funciona de maneira direta com Sol, sem acúmulo de energia. Neste sistema é considerado o volume de água por dia que o cliente necessita para seu abastecimento. Normalmente usado em irrigação, abastecimento, tanques, pecuária e agronegócio.

Legislação sobre geração de energia

A resolução RN 482/12 da ANEEL estabelece as regras para este sistema de "compensação de energia" ou "créditos de energia". Este regulamento permite instalações residenciais, comerciais e industriais gerarem sua energia e injetarem na rede da distribuidora local.

A REN 687/2015, promove mais incentivos a geração onde, dentre normativas, permite que os créditos de energia possam ser utilizados em até 60 meses (5 anos).

Em 2015 o CONFAZ através do ajuste SINIEF 2, revogou o Convênio que orientava a tributação da energia injetada na rede. Hoje existe uma consciencia ecologica e maiora dos Estados ja aderiram a isenção do ICMS na cobrança de energia injetada nas redes das distribuidoras.

O Governo Federal, através da Lei n° 13.169, isentou o PIS e COFINS a energia solar injetada na rede.

Distribuidor oficial

Open Renewables

Integrador oficial

WEG

Bauru - SP

  • Sede - Distribuição e Engenharia
    Rua Joaquim Lourenço Baptista Céus, 2-83 – Jardim Contorno
    CEP: 17.047-270 - Bauru - SP
  • E-mail: faraujo@tecfasabrasil.com.br
  • Tel.: +55 +55 (14) 3208 6741

Campo Grande - MS

  • Filial – Escritório e Engenharia
    Rua Piratininga, 259, Sala 4 - Bairro Centro
    CEP: 79.020-240 – Campo Grande - MS
  • E-mail: infotecfasams@gmail.com
  • Tel.: +55 (67) 3027.6742

Patos de Minas - MG

  • Filial – Escritório Comercial
    Rua Oscar Bonfin, 400 - Bairro Valparaiso
    CEP: 38.703-064 – Pato de Minas - MG
  • E-mail: infotecfasams@gmail.com
  • Tel.: +55 (34) 99940.9995